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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Os 4 R's das Relações Públicas

Dando continuidade as postagens do Blog Sou RP e Agora, segue novo texto sobre os 4 R's das Relações Públicas...


Esta semana, em leitura da obra curta, mas muito rica de Manoel Marcondes Machado Neto, 4 R’s das Relações Públicas, percebi o quanto pode ser simples a clara a explicação quando sua tia pergunta o que faz um RP.
Pois bem, para entender, vamos lembrar primeiro porque o autor instiga esta definição: de acordo com grandes nomes do marketing mundial, todo o trabalho dos marqueteiros está sustentado nos 4 P’s já bem conhecidos na área da comunicação. Fica clara a ideia de que Produto, Preço, Praça e Promoção definem as funções de um publicitário quando o assunto é vender. Desculpem os marqueteiros de plantão, mas a finalidade de quem se apoia em Preço e Promoção, pode até ter muitos nomes bonitos, mas será sempre fazer com que o público compre uma ideia, produto, serviço ou afins.
Aí entra o que diz Machado Neto sobre o trabalho do RP, que não deixa de estar vinculado aos P’s dos Publicitários. Para ele, o trabalho de relações públicas esta linkado a 4 R’s: Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação.
No que tange o conceito de Reconhecimento, o autor destaca que está ligado a “identidade corporativa bem concebida e bem executada, desde a criação da marca até a sua aplicação em materiais do dia-a-dia operacional”.
Já sobre Relacionamento, ele é objetivo: “a importância do relacionamento com os chamados “públicos de interesse” (stakeholders) é um dos principais fatores que diferenciam a formação do relações-públicas em relação a outros perfis”.
Em relação à Relevância, o autor acredita que a “comunicação institucional, integrado à comunicação mercadológica e, principalmente, à comunicação interna, pode levar a resultados superiores em termos de valorização da marca de uma empresa.” Na atual conjuntura de globalização, onde tudo parece igual e corriqueiro, um trabalho de gestão de marca acaba sendo um diferencial.
Por fim, sobre Reputação, ele acredita ser matéria de longo prazo, “um relações-públicas bem formado é o que foi educado e treinado para planejar e estabelecer políticas de longo prazo para aquelas intervenções sociais que farão a diferença na hora de uma crise.” Aqui, se refere aos trabalhos sociais, educacionais, de sustentabilidade, causas de cidadania, eventos e assessoria de imprensa.
Durante esta leitura, pude refletir que é possível considerar que a explicação para sua tia sobre sua profissão pode ser um tanto quanto simplificada: um relações públicas faz com que uma organização ou pessoa seja reconhecida, tenha bom relacionamento com o seu público-alvo, fortaleça sua marca institucional relevante junto a sociedade que está inserida e mantenha sua reputação frente a crises de identidade ou apoiando trabalhos sociais.
Claro, assim como em todas as profissões, o RP tem vários segmentos que podem chegar a estes resultados, através da comunicação institucional em eventos, mídia, redes sociais, planejamento estratégico de posição de marca, entre outros. Mas isso é assunto para outro dia...
Para finalizar vamos dar o serviço da referência utilizada, vale muito a pena a leitura: http://www.rrpp.com.br/rrpp.php. Sim, é o site do autor, lá tem todas as obras relevantes sobre o tema RP. Mas, é possível encontrar a obra nas melhore livrarias da sua cidade.

A leitura é curta e dinâmica. 

Um comentário:

  1. A ideia foi justamente simplificar a linguagem para poder atingir as pessoas e empresas que precisam de RP e nem sabem disso... O composto dos 4 Rs traduz a nossa complexa e abrangente visão de RP em demandas muito conhecidas até pelo senso comum. Agradeço a matéria! Boa divulgação é sempre bem-vinda! Saudações!

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